Os pais jogam sobre os professores um fardo pesado, não de educar, repassar connhecimento, atribuições inerentes a qualquer educador, mas de fazer com que aconteça uma conversão em massa. Quando se chama os pais para connversar a respeito da indisciplina de seus filhos, é que o Educador está disposto a fazer parte deste processo de transformação. Por outro lado, os professores depositam nos pais expectativas que eles não têm condições ou não sabem cumprir. Diante deste impasse está o educando com seu resultado final: o fracasso escolar, o abandono, transferindo assim, o ônus ao Educador. Nisso, vai gerando uma série de conflitos, mau estar um peso na consciência, pois e no fundo, sabe-se que todos poderiam ter feito melhor. Lembrando-se de passagem, o estudante é prioridade tanto da família como da escola.
De acordo com as minhas experiências de vida profissionais centradas nos estudos de pessoas ilustres, principalmente ligadas na área da psicologié imprescindível que os professores conheçam o público para o qual prestam serviço. Ou seja, a família do educando, bem como qual o papel dela na Educação. Por sua vez, a família deve procurar compreender a missão, a proposta da escola e procurar envolver-se de forma clara, harmoniosa e dinâmica de colaborar nas atividades da escola.
E o que valoriza toda esta engrenagem é formalizar encontros, palestras, oficinas onde todos participem e aprendam entre si, antes de tudo, a vivenciar juntos as experiências da aprendizagem. Como disse uma vez John Lennon: "Um sonho que se sonha só é apenas um sonho. Um sonho que se sonha junto é realidade."Vamos cantar juntos - família e educadores- um sonho de reconstrução da sociedade. Vamos percorrer os mesmos caminhos com a mesma finalidade de ir à busca da realização de nossas metas. Para que num futuro distante não tenhamos jovens ansiosos, sem habilidades, amedrontados pelos desafios que a própria vida proporciona. E nós, antes construtores da cidadania, lamentarmos o que não fomos capazes de ter feito: salvar nossas crianças e nossos jovens.
Professora Silvia Helena Moura Marques