A técnica pode ser usada em mdf, no caso, eu reciclei uma caixinha de papelão bem durinha.
Abaixo a lista de material:
Rolo de espuma, pincel macio, paninho limpo, tinta para artesanato preta, tinta nanquim preta, massa acrílica. toalhinha plástica, caixa de papelão para a reciclagem e uma espátula..
Passo 1.. Recorta a toalhiha conforme mostra a foto acima. A toalha toda branca é a original e a de baixo já foi recortada, ou seja, retira o miolo de cada pétala, para ficar como vazada, o efeito depois de aplicada a massa é mais bonito.
Passo.2 - Posicione a tolha sobre a caixa e aplique a massa acrílica, mão bem delicada para não borrar Faça esse trabalho em toda a caixa. Na tampa e nas laterais, caso prefira.
Passo 3. Pinte toda a caixa de preto com o auxílio do rolinho. Deixe secar bem.
Passo.4 Passe a cola permanente com o pincel nas partes onde quer colocar o papel alumínio que dará o efeito de latonagem. Eu usei somente na tampa da caixa. Caso não queira o alumínio na parte de baixo da caixa, igual a minha, Passe a tinta preta sobre essa região. Tá? Olhando a minha ficará bem claro.
Passo 5. Depois de uns dez minutos, o teste é colocar a mão sobre a cola e sentir que está grudando na mão, aí já pode começar a colocar o papel alumínio.
Passo.6 Coloca o papel alumínio sobre a massa acrílica com a cola em ponto de grudar. E com uma dose de muita paciência, vai fazendo pressão com um paninho, com muito cuidado para não rasgar, sempre em movimentos do centro para fora para ir empurrando o ar para fora.
Passo.7 Coloca a tinta nanquim sobre o papel alumínio que já deve estar todo bonitinho, e com o pincel vai espalhando lentamente. Deixa a tinta agir por uns 5 minutinhos e aí começa o processo de retirada do excesso de tinta.Com o paninho limpo e a mão bem leve vai girando a mão em forma de círculo até deixar o escuro da tinta em baixo relevo e o alumínio realçando em alto relevo. E pronto!
Agradecimentos a Sônia Hermínio de Art em casa.